Home » Blogue » Alargado prazo da Exposição Perfumes do Oriente

Alargado prazo da Exposição Perfumes do Oriente

A exposição temporária Perfumes do Oriente, no Museu Pio XII, tem sido razão de procura por motivos de estudo e investigação e aprendizagem. Por estas razões, e sendo o Museu Pio XII detentor de uma oferta única na cidade, decidiu alargar o prazo até dia 31 de Outubro, no seu horário normal de funcionamento.

Esta mostra integra um conjunto de peças, maioritariamente do século XIX, provenientes de diversas regiões, que, de inegável valor estético e histórico, expressam o fascínio e a curiosidade que as civilizações do Oriente exercem sobre outras culturas. Esta vasta coleção de peças chegou ao Museu Pio XII por doação de Teresa Ramalhão, bisneta de Albano Pereira Magalhães, português ilustre que dividiu a sua vida de alto magistrado e governador pelos territórios da China, Macau e Timor.

A exposição está dividida em módulos temáticos sendo estes a arte (escultura, pintura e gravura), o têxtil, a cerâmica e porcelana, o mobiliário, adornos e acessórios de interior, numismática e armamento.

Destacam-se ainda acessórios curiosos, como os pares de sapatos usados pelas damas chinesas e japonesas, que tinham os pés propositadamente deformados desde a infância, um exemplar de almofada-apoio em madeira lacada, que permitia que os elaborados toucados das senhoras não se desfizessem ao dormir.

A exposição contempla, também, painéis explicativos sobre os diversos temas expostos e sobre outros que lhes são diretamente ligados tais como as personagens do trabalho, as figuras celestiais e legados notáveis da Antiga China.

Categorias: Blogue. Etiquetas: alargado, exposição e perfumes.

Deixe um comentário