Home » Museu PIO XII » Galeria Henrique Medina

Galeria Henrique Medina

Dá-nos a conhecer o talento e a obra daquele que muitos consideram o maior retratista do século XX.

As técnicas que o pintor usa são variadas: desenhos a pena e aguada, a lápis e aguarela, a lápis e grafite, a sanguínea e grafite com aguada, a aguarela e, principalmente, a óleo sobre tela.

As obras exibidas abrangem as diferentes temáticas características do mestre Medina: naturezas mortas, ambientes íntimos e familiares, paisagens e, claro, retratos.

Ao visitar a Galeria Henrique Medina, espalhada por todo o primeiro piso do Museu Pio XII, podemos descobrir, numa fotografia do pintor, a inspiração para as representações de paisagens minhotas: a Azenha do Mirante, sita na freguesia de S. Paio de Antas, concelho de Esposende.

Atualmente existem, na Galeria Medina e desse famoso pintor, 76 obras: 55 telas e 21 desenhos.  Das três telas que se juntaram à doação do pintor, uma resulta de oferta, outras duas de aquisição.

Uma das aquisições tem um pormenor relevante: trata-se de uma tela pequena representando uma donzela, que é seguramente uma das primeiras obras do artista.

Importante em Henrique Medina é também o nu artístico, enquadrado na beleza feminina, que ele sempre exalta e que o inebria.

Em suma, Medina é um amante da vida e da natureza. E com ele somos levados a gostar do mundo e, sobretudo, da beleza do ser humano, mais ainda quando revestido da doçura, da suavidade e da beleza que se conta no feminino.

 

Deixe um comentário