Home » Evento » Exposição “artes de mãos dadas”

Exposição “artes de mãos dadas”

No dia 8 de Dezembro, às 21h, no Museu Pio XII, será inaugurada a exposição de pintura e têxteis de Oscar Casares: Artes “De Mãos Dadas”, que contará também com um sarau musical dos grupos “Bracara Quartet” e “Shine”.

A mostra pretende apresentar ao público mais de 20 anos da jornada artística, começando pelas primeiras obras, que marcaram o início da carreira, passando pelas mais reconhecidas e pelas que marcam a atualidade. Entre elas, pode salientar-se: a pintura nas suas diversas variantes (retrato, pintura sacra e pintura de argumento livre); os têxteis (alta-costura, vestuário para teatro e cinema); design de joalharia e a organização de projetos teatrais – “À Memória das Mulheres da Casa de Bragança”, “Reviver o Passado”, entre outros.

Espera-se que na inauguração possam marcar presença, individualidades vindas de diversas partes do mundo.

A exposição ficará patente ao público desde 8 de Dezembro a 3 de Março de 2013, nos horários normais de funcionamento do Museu (terça a domingo das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h).

Por entre as obras de grandes dimensões que os visitantes poderão contemplar contam-se O Último Retrato Oficial de Sua Santidade o Papa João Paulo II”; um tríptico representando figuras em atitude elevada e dançante; uma representação de Nossa Senhora com o menino a brincar numa atitude traquina; retratos de figuras históricas e do mundo das artes, como por exemplo, a pintura “Virtudes da Alma Eclipsadas pela Diva Madonna”, obra que esteve patente na Bienal de Florença a propósito dos 25 anos de carreira da cantora; trajes que representam todo um mundo imaginário, executados integralmente à mão em matérias nobres e preciosas, como o traje que Nicole Kidman enverga no seu retrato; trajes que ganharam vida nas Jornadas Europeias do Património de 2001, ou a veste dos anjos que sustentam o Manto de Maria no painel “Salve Regina”. Na Joalharia podemos observar colares preciosos, influenciados pelo tempo dos Marajás, destacando-se o “Lacrima Mea” que demorou perto de um ano a ser executado, numa colaboração com o Mestre Rui Meira.

Como escreve o crítico de arte A. Stuart:

“A natureza contém todos os elementos relativos à beleza: cambiantes de luz, cores, formas, texturas e sons.

Nela encontramos tudo, excepto “ARTE”.

Para alcançar esta, é indispensável a intervenção humana que, quando dotada de criatividade artística, processa a combinação desses elementos de forma a criar a “ARTE”.

Isto é claramente visível na  obra de Oscar Casares.

Com a conjugação desses elementos e a sua sensibilidade, ele penetra o reino da criação, e mostra nas suas telas, peças de alta-costura e joalharia, uma vibrante e multifacetada capacidade artística.

É um enorme prazer sentir a “ARTE” do mundo criado por Oscar Casares.”

Oscar Casares nasceu em Braga, Portugal a 8 de Dezembro de 1977. Graduou-se no Curso Geral de Artes em Braga, com 20 Valores. A sua professora e mentora foi Maria de Lourdes Magalhães. Em 1990, Oscar iniciou a sua carreira e em 1993 foi oficialmente convidado como artista/pintor oficial da Galeria Belo-Belo pela Directora Maria Fernanda Paes Moreira. Nesta altura o pintor Luís Pinto-Coelho convidou Oscar para se juntar a ele em Madrid. Oscar obteve o alto reconhecimento pelo seu trabalho como Criador de Alta-costura pela pintora Pepa Carrilho – Vice-presidente da Associação dos Criadores Têxteis de Madrid.

O trabalho de Oscar esta representado em mais de 300 colecções privadas espalhadas por todo o mundo, Austrália, Angola, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Franca, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Principais actividades:

Recebeu o segundo prémio Europeu pelo quadro “How to Face the Fear”, Exposição Itinerante Europeia – 1996; Exposição na Galeria do Museu Municipal de Vouzela – 1997; Premio Europeu de Pintura – “European Community” – Bruxelas – 1997; Projecto “Relive the Past” no Mosteiro de São Martinho de Tibães – Braga, Portugal – 1998; Mostrou como ajudar as vítimas das cheias de Moçambique com projectos que também ajudaram crianças em risco – desde 2000 ate a presente data; AYIC – New York – 2000/2001; Projecto ” À Memoria das Mulheres da Casa de Bragança” – convidado pelo “European Heritage Days” – 2001; Executou todo o trabalho pictórico – Igreja de Frei Aleixo – Évora – 2001/2002; Oscar foi honrado com o convite de uma Diocese Portuguesa para pintar o Ultimo Retrato Oficial de Sua Santidade O Papa João Paulo II. O retrato recebeu o alto reconhecimento e Bênção de Sua Santidade em 2004; Painel “Salve Regina” Altar da Cripta do Santuário do Sameiro em Braga – 2005/2006, reconhecimento de Sua Santidade O Papa Bento XVI – 2007; Executou todos os quadros para o centro internacional da Ordem dos Carmelitas – Fátima – 2007/2008; Pintou o retrato de Nicole Kidman, que se tornou o mais famoso retrato da actriz; “Virtues of the Soul as Eclipsed by the Diva Madonna” – 2008/2009; “The Eucharisty” – Ordem Secular Beneditina – Brasil – 2009; Oscar foi convidado para a Segunda Exposição Internacional de Arte Contemporânea para o Museu das Américas – Miami, USA – 2009; Biennal de Florença – Itália – 2009; “Eternal Meditation” – 2009/2010; a Associação O Triangulo Dourado das Belas Artes, convidou Oscar Casares para participar na Feira Internacional de Arte – Taza, Marrocos – 2010; That Gallery (Unwrap Your Mind Art Exhibition) – Hong Kong – 2010; “Santa Maria de Serra Clara” – Ordem Secular Beneditina  Brasil; “A História da Natividade” – Mosteiro de São Martinho de Tibães – Braga, Portugal – 2011.

Categorias: Exposição. Etiquetas: alta-costura, Pintura e Têxtil.