Home » Evento » Um Olhar a Revelar

Um Olhar a Revelar

Bernardino Silva | Professor e Formador | Braga – Portugal
Autor do projeto “Um Olhar a Revelar”

O Projeto
O projeto realizou-se com a colaboração de Lucia Cabral, presidente da Organização Não Governamental EDUCAP, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, Brasil, tendo por objetivo administrar um curso de fotografia aos participantes inscritos e pudessem aprender os passos mais importantes da fotografia e de como fotografar com uma máquina analógica. Após este curso, foi oferecida uma máquina descartável (analógica) a cada participante para que cada um captasse imagens do seu quotidiano. Tiveram cinco dias para fotografar e dar a conhecer a realidade que desejavam revelar. Este verbo aparece aqui com esta dupla função: ora no sentido de recebermos um olhar que divulga um modus vivendi, mas por outro no sentido de que cada uma das máquinas tem de ser revelada, porque contém um rolo. Aqui existe o fator da novidade da imagem que se pretendeu captar, sem se conhecer o seu desfecho (algo que agora acontece com as máquinas digitais). E o resultado deste trabalho é esta exposição de fotografias que temos o gosto de vos apresentar.

“Um Olhar a Revelar”
Num mundo em que os lugares se encontram globalmente mais próximos é oportuno conhecermos, também, cada vez melhor os nossos vizinhos longínquos e reforçar os laços com os nossos vizinhos do quotidiano.
É nesta perspetiva de lugar, que é global, e pensando numa ação simultânea em que podemos construir um mundo mais justo, um mundo em que verdadeiramente a nossa imagem se reflita na face do nosso próximo, é que este projeto se tornou realidade e procurou seu sentido.
As experiências vividas e aqui partilhadas através desta exposição de fotografia são o reflexo de vários olhares vividos e que os autores nos quiseram revelar.
Os olhares aqui revelados são a possibilidade de dar a conhecer um povo que vive realidades díspares das nossas, são a possibilidade de que cada olhar, revelado em cada imagem, se declare em cada um de nós e nos interpele a agir.
Desta forma, pretende-se que esta exposição “Um Olhar a Revelar” seja um momento reflexivo que nos permita pensar o dia-a-dia e como podemos intervir para promover a esperança, a justiça e a paz num mundo que se fez e tornou tão próximo.

Categorias: Exposição. Etiquetas: fotografia.